Galp aumenta preços do gás e eletricidade a partir de abril
Os clientes da Galp vão enfrentar aumentos nos preços do gás e da eletricidade já a partir de 1 de abril, com acréscimos que podem atingir 1,8 euros por mês na fatura do gás natural e oscilar entre 0,9 e 1,4 euros mensais na eletricidade.
ELETRICIDADEPREÇOS
3/14/20251 min read
Galp aumenta preços do gás e eletricidade a partir de abril
A partir de 1 de abril, a Galp vai aplicar novos aumentos nos preços do gás natural e da eletricidade, com subidas médias de 12% no gás e 4% na eletricidade. A empresa justifica esta atualização com os elevados custos de aquisição de energia nos mercados internacionais.
A informação foi inicialmente avançada pelo Jornal de Negócios e confirmada à agência Lusa por fonte oficial da Galp, que esclareceu que o ajuste de preços terá impacto nas faturas mensais dos clientes com "as potências contratadas e escalões mais representativos".
O impacto nas faturas variará consoante a potência e o consumo de cada cliente. Para o primeiro escalão do gás, correspondente a um consumo de 134 kWh e uma fatura média de 17 euros mensais, a subida será de cerca de 1,8 euros por mês, sem incluir taxas e IVA.
Na eletricidade, para uma potência contratada de 3,45 kVA e um consumo de 132 kWh, a fatura média de 30 euros sofrerá um acréscimo de 0,9 euros mensais. Já para uma potência de 6,9 kVA, com um consumo de 218 kWh e uma fatura média de 50 euros, o aumento será de aproximadamente 1,4 euros por mês.
O último aumento de preços ocorreu em outubro de 2024, mas, face à contínua subida dos custos energéticos nos mercados internacionais, a Galp decidiu aplicar esta nova atualização. A empresa já começou a informar os clientes por e-mail sobre as alterações que entram em vigor no início de abril.
Segundo os dados mais recentes da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), no final de 2024, a Galp detinha 21,8% do mercado liberalizado de gás natural e 5,6% do mercado de eletricidade.
Energia de Portugal
Dicas para escolher qual a melhor comercializadora de energia!
Contacto
info@energiadeportugal.blog
Energias de Portugal© 2024. Todos os direitos reservados