Nova Taxa de IVA para Eletricidade: Redução e Impactos a Partir de 2025
PREÇOSELETRICIDADEINDEXADO
12/5/20242 min read
Introdução à Nova Taxa de IVA
A lei n.º 38/2024, publicada em 7 de agosto, introduz uma significativa alteração na sistemática fiscalizada sobre o fornecimento de eletricidade. Com a nova taxa de IVA para eletricidade a partir de 2025, o governo visa promover a redução dos custos associados ao consumo energético das famílias. Esta medida entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2025 e representa um passo importante na política de apoio aos consumidores num contexto de aumento dos preços de energia.
Redução do IVA para Consumidores
A nova taxa de IVA estabelece que o imposto aplicado ao fornecimento de eletricidade para o consumo, excluindo as componentes fixas, será reduzido para 6%. Esta redução será aplicável a todos os contratos cujos limites de potência não ultrapassem 6,90 kVA. Outra importante modificação é que as famílias numerosas poderão beneficiar desta medida ao ter a aplicação da nova taxa para os primeiros 300 kWh consumidos, ao invés dos 150 kWh que vigoram atualmente. Para o restante da população, a nova norma proporcionará a redução do IVA nos primeiros 200 kWh por período de 30 dias, dobrando a quantidade atualmente estabelecida de 100 kWh.
Impactos Sociais e Económicos
A implementação da nova taxa de IVA para eletricidade pode ter efeitos significativos tanto a nível social quanto económico. Espera-se que esta redução contribua para a diminuição das despesas mensais das famílias, especialmente na atual conjuntura de incertezas financeiras. A medida visa, assim, aliviar o fardo económico nos lares, incentivando um uso mais consciente da eletricidade ao mesmo tempo em que promove a eficiência energética. A longo prazo, isso poderá resultar numa mudança nos hábitos de consumo e na forma como as famílias gerenciam os seus orçamentos domésticos.
Portanto, com a nova taxa de IVA para eletricidade, inicia-se uma nova fase de interação entre governo e consumidores, que destaca o compromisso de facilitar uma transição para um futuro mais sustentável. Ao beneficiar sobretudo as famílias que consomem menor quantidade de energia, essa política mostra uma clara direção em prol da solidariedade social, visando uma vida mais acessível a todos os cidadãos.
Energia de Portugal
Dicas para escolher qual a melhor comercializadora de energia!
Contacto
info@energiadeportugal.blog
Energias de Portugal© 2024. Todos os direitos reservados